Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Câmara aprova projeto que altera nomenclatura da GMA para Polícia Municipal de Aracaju

Segurança

Câmara aprova projeto que altera nomenclatura da GMA para Polícia Municipal de Aracaju
STF reconheceu a constitucionalidade da atuação das Guardas Municipais em atividades de segurança | Fotos: Ronald Almeida

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou nesta quinta-feira, 18, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 04/2025, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de Aracaju.

A proposta, de autoria do vereador Lúcio Flávio, modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194/2023 sem, no entanto, promover alterações nas competências ou na estrutura funcional já existente da corporação.

Com a aprovação, a nova redação estabelece que toda a legislação municipal vigente que mencione "Guarda Municipal" passará a ser interpretada, automaticamente, como "Polícia Municipal". A estrutura e as funções da corporação permanecem estritamente vinculadas à Lei Federal nº 13.022/2014, que define as diretrizes e limites de atuação dessas instituições em território nacional.

A Polícia Municipal de Aracaju permanecerá sob a tutela da Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM/AJU). O secretário da pasta, André David, destaca o movimento como uma conquista para a classe. “Essa é mais uma conquista dos nossos guerreiros que estão atuando nas ruas, combatendo a criminalidade. Somos uma força de segurança reforçando o policiamento na capital e protegendo o aracajuano. Esse reconhecimento valoriza a categoria que tem crescido como instituição na área policial. Estou muito feliz e grato à prefeita Emília Corrêa pela confiança no nosso trabalho”, disse ele.

Para o comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Ricardo Silva, a mudança reflete o fortalecimento da identidade institucional dos agentes na capital sergipana. “Já tivemos também decisões até do próprio STF, que diz que o policiamento preventivo e comunitário é constitucional, e a Guarda pode fazer. Portanto, esse projeto fortalece, valoriza e reconhece o que a Guarda já tem feito ao longo dos anos e também contribui e concorda com o que a gestão da prefeitura Emília Corrêa já tem feito, como a mudança da secretaria SEMDEC para a Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania”, destacou.

Fonte: https://www.aracaju.se.gov.br/noticias/114722/

Comentários (0)

Fale Conosco