Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes avança e reforça assistência a gestantes de alto risco em Sergipe

Saúde

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes avança e reforça assistência a gestantes de alto risco em Sergipe
Prontuário eletrônico em todos os setores, aquisição de aparelhos modernos e implantação da Carteira de Identidade Nacional Neonatal são alguns avanços na maternidade este ano

Com 17 anos de funcionamento, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência estadual para gestantes e partos de alto risco, e se destaca no atendimento especializado a recém-nascidos prematuros por meio do Método Canguru. Nos últimos dois anos, a unidade passou por importantes mudanças tecnológicas e assistenciais, elevando a qualidade do cuidado, garantindo mais segurança, agilidade e humanização para mães, bebês e familiares.

Uma das mudanças mais significativas se deu com o sistema de referenciamento exclusivo que organizou o fluxo de acesso à maternidade via regulação por meio do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Samu 192 Sergipe, como destacou a superintendente da MNSL, Lourivânia Prado. “Essa medida trouxe ordenamento e assegurou que a unidade mantivesse o foco na alta complexidade”, explicou.

O coordenador administrativo da MNSL, Márcio Porto, ressalta que outra medida importante foi o prontuário eletrônico 100% implantado na maternidade. Isso trouxe tecnologia, resolutividade e agilidade ao atendimento prestado. “O recurso trouxe maior agilidade, reduziu falhas de registro, integrou setores e ampliou a segurança das informações assistenciais”, pontuou.

O prontuário eletrônico também ajudou na dispensação de medicamentos via sistema. A maternidade tem uma farmácia central e três farmácias satélites (na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no Centro Cirúrgico e na Admissão). “Com o prontuário eletrônico os farmacêuticos observam a prescrição médica e já organizam as medicações que serão necessárias, isso otimiza muito o trabalho da equipe assistencial. Outro avanço é que tanto a farmácia central quanto as satélites funcionam 24 horas com a chegada de novos farmacêuticos”, informou Márcio.

A MNSL contou, em 2025, com materiais e mobiliários destinados à manutenção da unidade, e também um aparelho de ultrassonografia, que fortaleceu ainda mais a qualidade e a capacidade dos serviços prestados.

Projetos

A maternidade conseguiu resgatar atividades de humanização e acolhimento, como o Grupo de Apoio às Mães da Unidade Neonatal (Gamu) e o Grupo de Apoio ao Visitante e Acompanhante (Gava). “O grupo de apoio é muito importante para nós que estamos com o filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), porque existem dias muito angustiantes e essas meninas nos explicam as coisas com paciência, e nos sentimos abraçadas. Isso é gratificante”, considerou Ana Barbosa, mãe de Ravi que nasceu prematuro, passou mais de um mês na Utin e, agora, está na Ala Verde (Canguru).

Avanço

Entre as iniciativas de destaque em 2025 na unidade está a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) Neonatal para recém-nascidos e pais, emitida diretamente no Cartório da Maternidade. Essa medida é uma parceria da SES com as Secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e da Segurança Pública (SSP/SE), por meio do Instituto de Identificação de Sergipe e o Tribunal de Justiça de Sergipe. “A emissão da Carteira de Identidade para bebês e seus respectivos pais dentro da MNSL é um avanço que vai muito além da documentação. É uma forma de garantir cidadania desde o nascimento, facilitar o acesso aos serviços e oferecer mais comodidade às famílias. Esse marco reflete o compromisso do Governo do Estado com uma assistência integral, que começa no cuidado clínico e se estende ao acolhimento social”, afirmou Lourivânia Prado.

Unidades Assistenciais

A MNSL é composta pelas unidades assistenciais e/ou anexos como o Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo (antigo Follow-up), o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) e o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (Crai/SE).

O Ambulatório de Seguimento, desde o ano passado, ampliou o atendimento com o Ambulatório de Cuidados Paliativos Pediátricos para crianças que possuem patologias crônicas e que necessitam de um suporte multidisciplinar. Outro avanço importante foi a extensão do horário de atendimento. Antes, o Ambulatório funcionava das 7h às 13h e, agora, funciona até às 19h, de segunda a sexta-feira, período em que são ofertados serviços de pediatria, cardiologia e ultrassonografia para os pacientes da região da grande Aracaju.

“Este foi um ano de grandes realizações no Ambulatório. Tivemos mais profissionais agregados ao serviço como neonatologista, fisioterapeuta, pediatras e uma gastroenterologista; a extensão do horário, a ampliação de exames de ultrassonografia. Enfim, foi um bom ano e o nosso objetivo maior é, a cada dia, procurar oferecer um serviço humanizado de qualidade e de resolutividade para a recuperação dos nossos bebês queridos, como também de suas famílias”, destacou a gerente do Ambulatório, Glória Barros.

A gerente do Banco de Leite Humano Marley Sarney, Míriam Duarte, contou que a unidade vem trabalhando cada vez mais para promover o aleitamento humano, auxiliando mulheres na amamentação e em busca de captação de leite humano por intermédio de novas doadoras. Até outubro deste ano, o BLH, por meio das 495 doadoras, conseguiu captar mais de mil litros de leite humano e ofertar para mais de 1.300 bebês na Utin da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. “Esse ano o Banco de Leite colaborou com orientações e treinamento das equipes de duas Salas de Apoio à Amamentação, uma no Hospital da Criança, em Aracaju, e outra no Centro de Referência Leonor Franco, em Estância, aumentando a captação de doadoras e consequentemente de leite humano”, ressaltou Míriam.

O Crai integra a Rede de Saúde e Proteção da SES e da SSP, com apoio da Seasic. A unidade atende crianças e adolescentes até 18 anos vítimas de violência sexual e conta com equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de enfermagem para acolher e atender as vítimas que procuram a unidade.

“O prontuário eletrônico também foi implantado no Crai e a escala de peritos médicos está completa. Outro avanço foi a aquisição de um veículo doado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para as atividades que necessitam transportar as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, informou a coordenadora do Crai e superintendente Lourivânia Prado.

Fonte: https://www.se.gov.br/noticias/saude/maternidade_nossa_senhora_de_lourdes_avanca_e_reforca_assistencia_a_gestantes_de_alto_risco_em_sergipe

Comentários (0)

Fale Conosco