Nova sede do Centro POP é inaugurada e amplia atendimento à população em situação de rua
Agência Aracaju de Notícias
Com o intuito de reforçar o acolhimento e o atendimento digno à população em situação de rua na capital sergipana, a prefeita Emília Corrêa inaugurou, nesta sexta-feira, 28, a nova sede do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).
O local funciona como ponto de referência para o público em vulnerabilidade social, ofertando atendimentos individuais, com espaços para higiene pessoal, alimentação, e coletivos como guarda pertences, além de escuta qualificada, orientação social e encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
“A materialização desta nova sede é mais do que uma mudança de endereço. É a reafirmação do nosso compromisso com os direitos humanos, com a dignidade e com o cuidado com quem mais precisa. Foi uma das minhas primeiras visitas no início da gestão. Naquele dia eu vi que aquele ambiente era indigno para atender a população em situação de rua e me empenhei para mudar. Aqui mais uma demonstração de que em Aracaju, ninguém será deixado para trás. Aproveito também para externar meus agradecimentos às equipes da Semfas, da Semed, da Fundat, da Sejesp, da Emsurb e de todos que se dedicaram para tornar este momento possível”, afirmou a prefeita.
A coordenadora do Centro Pop, Lucimeire Amorim, enfatizou que a prefeita cumpriu a palavra e, em menos de um ano de gestão, entregou um novo espaço. “Hoje é um dia que emociona a todos nós. Quando a prefeita Emília esteve aqui no início do ano, ela ouviu cada servidor, cada usuário, e fez um compromisso muito claro: mudar a realidade do Centro Pop. E ela cumpriu. Ver essa nova sede pronta, digna e acolhedora, é mais do que a realização de um projeto, é a prova de que temos uma gestora humana, que olha nos olhos, que sente as dores do outro e que trabalha para transformar vidas. Este espaço não é só uma estrutura nova, é um renascimento da esperança para quem mais precisa. Prefeita, em nome de todos os servidores deste espaço e dos usuários, muito obrigada”, declarou.
Para a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Simone Valadares, o novo prédio era uma estrutura necessária, pois oferece mais dignidade, acolhimento e condições adequadas para todos e reforça a gestão humanizada da prefeita. “É um avanço concreto na política de cuidado com a população em situação de rua. Estamos oferecendo um espaço mais digno, estruturado e acolhedor, que reflete a gestão humanizada da primeira mulher. Cada detalhe foi pensado para garantir atendimento qualificado, respeito e oportunidade de reconstrução de vidas. Inclusive, a partir de segunda, já ofertaremos a terceira refeição, um pedido específico dela. Isso mostra empatia e sensibilidade, e, acima de tudo, responsabilidade, cuidando de quem mais precisa”, pontuou a secretária.
Comentários (0)